segunda-feira, 28 de março de 2011

"Que não seja 'ele', mas o Senhor falando!" Será?


   Eis uma boa pergunta, garotinha. Quem já preparou algum sermão e está lendo este artigo sabe bem que essa situação acontece inúmeras vezes. Quero rapidamente abordar um equívoco de nossas igrejas em plena sanidade teológica.
   Algumas muitas vezes, ouvimos alguém orar da seguinte maneira para o "pregador" da noite: "Que o Senhor use tremendamente seu servo (ôoh, heim?! até aqui tudo bem), e que ele seja 'boca do Senhor' . Que o Senhor fale, e não ele." Enfim, vai variar disso daqui, mas o que quero salientar é a idéia de acreditar que Deus vai usar tão "tremendamente" o pregador, que o que ele falar, vai ser direto do trono da graça.
   Considero o pensamento demasiadamente absurdo. Primeiro vou perguntar a você, leitor, e sensato crente, acredita que Paulo foi um teólogo bom e usado por Deus? Se a resposta for negativa, aconselho a ler o novo testamento. Agora se a resposta for sim, peço que acompanhe o seguinte versículo das sagradas letras : Atos 17:10-11 "E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
   Será que os pregadores de hoje são tão "mais abençoados" que Paulo? Acredito que não, e Paulo não só passou sobre o crivo das escrituras em Beréia, como o apóstolo também elogiou o povo que conferia tudo que ele falava pra ver se de fato pertencia à palavra de Deus. 
   Portanto, se querem ouvir uma mensagem de Deus, orem para que Deus ilumine o pregador durante a semana para que ele prepare um sermão de acordo com as sagradas letras, e fiquem atentos, retendo o que vem do Senhor, como bem nos aconselha o próprio Deus (1 Tessalonicenses 5:21 "Examinai tudo. Retende o bem.").

2 comentários:

  1. Legal o texto. Mais poderia ficar mais completo, citando Berkhof e cia... hehe
    Outros textos também cairiam bem. Sugiro que faça uma parte 2, quem sabe uma parte 3, complementando.
    E dava pra explorar mais o texto kra... expor as partes. Exegese. Você escreve bem, só tah faltando 'mais carne'.

    Bom, deixa eu fazer umas considerações. Como observa Calvino (Institutas, Livro IV, Cap. III. dá uma lida, só começei a ler), Deus fala sim, pela boca dos pregadores, quando eles pregam fielmente as Escrituras. Basta considerarmos a ideia de embaixadores [2 Co 5:20], e de vasos de barro portando tesouros [2 Co 4:7]. Portanto, o problema não é pensar no que o pregador fala como palavra de Deus; o problema é não nos certificar que o que ele está falando é mesmo de Deus.
    Eu diria que o problemão aí seria que, se orarmos e crermos que Deus tomará em transe o pregador e o levará a profetizar (algo que não aconteceu nem mesmo na inspiração bíblica! - assunto interessante de expor), fará com que tenhamos a obrigação de crer e obedecer tudo que ele fala (inerrante ex cathedra...), mesmo que seja heresia. Se ele preparou um prato de bosta pra gente comer, teremos que comer, pois anunciamos previamente que dentro das panelas (sem mesmo conferir antes) haviam as melhores refeições que poderiam existir... ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Eu pensei sim em fazer a parte 2, mas muitos dos argumentos que eu ia usar você acabou de falar. hehaehae Acontece que quando eu fiz o texto (28 de março de 2011) eu só tinha lido uma pequena parte do Berkhofinho. heahe Só to divulgando os textos antigos. Mas valeu o toque, Lucim.

    ResponderExcluir