quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O presente


   Imagine a seguinte cena. É seu aniversário, e aquela tia rica foi convidada. Certamente, como todos os anos, ela vai ir à sua festa e, como sempre, te levar um presente formidável. Então, muita gente já chegou, e muitos te dão muitos presentes, uns que você realmente gostou, outros que... é, você "ganhou" e ta lá, naquele canto onde os presentes “não tão legais” ficam. Até que eis que chega a bendita. Você a recepciona na porta de sua casa, e se fingindo de bobo nem liga pro presente que ela trouxe. Mas dentro de você a expectativa é grande. Sua tia te conhece bem. Você sempre deixou bem claro do que gosta e você gosta, sei lá, de vídeo game. Então ela sorridente pega um embrulho dentro de sua caríssima bolsa e lhe entrega. Você mal pode esperar pra abrir. Ela, autoconfiante, pede para você abrir o presente na frente dela mesmo. Afinal, qual o problema, você sabe que vai gostar. Então finalmente você vê que não ganhou um cd original de um jogo inédito, nem nada do que você esperava, mas ganhou meias marrons com o símbolo do time que você não torce...
   Você não consegue conter a cara de desapontamento apesar de tentar forçar aquele sorriso amistoso. A expectativa era grande em torno do presente dela. É..., quem sabe no próximo ano.
   Mas a questão crucial nesse raciocínio está na desproporcionalidade da expectativa posta no presente e o real valor deste. 
   Já ouvi muita besteira sobre o céu. Muita gente falando coisas do tipo: "o céu vai ser muito chato, muito parado, muito monótono. Sei lá se eu ia querer isso. No inferno é que vai ser farra eterna." E as piadas são incontáveis sobre o tema. E de fato a visão que se tem de céu, difundida até mesmo entre os mais "religiosos", é uma visão totalmente equivocada. Vejamos por que.
  De fato Deus prometeu um presente para os que Ele salvar. Ap 21:3 "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus." E essa promessa gera (ou deveria gerar) uma expectativa que motivasse o coração de todos aqueles que andam em juízo com Deus a superar qualquer adversidade nessa vida. Mas as piadas são levadas a sério, e a visão que se tem do céu é a mesma de quem recebe as meias marrons. É como se o céu pudesse não corresponder às suas expectativas.
   Agora eu queria um pouco mais de trabalho cefálico de sua parte pra entender uma coisa que é tão simples de se raciocinar, mas que talvez você não tenha parado pra fazê-lo até então. Se o criador da alegria lhe dissesse que tem algo que te geraria alegria eterna. Veja bem, algo que fosse uma alegria infindável (nada monótono, nada de decepção, nada de meias marrons). Agora imagine que esse criador conheça bem, e exatamente quais as coisas de que você mais gosta. Conhece até melhor do que você mesmo. Ele sabe te dar algo que quando você receber vai provavelmente pensar "Isso é o que eu sempre quis e nem sabia que existia...". Agora medite nesses textos:

Ap 3:4 "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
Jr 17:9-10  "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações"
Pv 10:28 "A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá."

 A conclusão é dedutiva, mas caso você não tenha reparado, a situação é totalmente diferente da citada no início desse artigo. Primeiro que Deus prometeu algo que vai superar qualquer expectativa sua. Vai ser melhor do que se pode cogitar. Por fim, Deus conhece o coração de todo mundo e ele mesmo garante que será bom. Aquele que criou o sentimento que o seu coração "sente" quando considera algo bom (no sentido de desfrutar desse algo) está garantindo que será bom. Sem delongas, não é preciso exaustivamente dissertar sobre o raciocínio.
I Co 2:9 "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam."
  Portanto é lorota esses pensamentos incoerentes sobre o céu. Baseado na idéia de que será um lugar que vale a pena por toda a eternidade para todos os tipos de gostos, você Cristão, guie sua vida pensando nas coisas que são do alto (Cl 3:1-2 "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra"). É uma esperança coerente, e mais impressionante que qualquer outra. É a perfeita (e única, como tal) promessa, insuperável e inigualável. Todas as outras são demasiadamente fúteis e irrelevantes diante da promessa do céu. Você, não cristão, procure conhecer Cristo e desfrutar dessa esperança viva e real, e junte-se aos verdadeiros filhos de Deus.


"Alegria é negócio sério no céu."
C. S. Lewis


3 comentários:

  1. Ow DEUS é bunitão de mais né?
    Quanto mais o sirvo mais doida por ele fico ;D
    -Gostei do artigo ;*

    ResponderExcluir
  2. vlw jé! fez um blogueiro feliz, comentando aki. =]
    graça e paz

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, as pessoas tem uma idéia distorcida do céu porque elas não fazem idéia do que as esperam.
    O mundo hoje em dia está tão atraente, as coisas que nele existem tiram suspiros de certas pessoas. O mundo é bom de mais pra ser trocado pelo céu. Viver é tão legal, curtir a vida deixando ela nos levar. É bom de mais viver neste mundo cheio de coisas que nos fazem feliz. (os não crentes pensam assim).
    Eles querem tanto viver tudo aqui, que parece que o céu é realmente meio chato. Sabe, eu acho que até mesmo alguns crentes tem pensam assim, quem nunca ouviu um desses comentários : “Antes de Jesus voltar eu preciso casar” e outros comentários do tipo. Aqueles que anseiam a segunda vinda de Jesus não devem pensar assim. Porque o céu não tem nem comparação com essa podridão do mundo que vivemos. Lá é o gozo eterno.
    Sl 116: 15 “Preciosa é aos olhos do Senhor, a morte dos seus santos”
    Esse texto é bastante massa, porque, nos faz refletir uma coisa. “porque é preciosa” ?? Porque os santos (crentes) ao partirem, iram junto com o Pai. Os sofrimentos vão acabar, e então poderá desfrutar de vida eterna com Deus. O Senhor fica contente, porque terá mais um de seus filhos adotados junto dEle. OOO que bom seria estar com Deus. É uma maravilha morrer, pena que muitos não querem morrer, querem viver aqui nessa droga de mundo.
    Ap 21: 27 “Nela, nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro”.
    Ap 22: 3-5 “ Nunca jamais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”.
    Dá pra não querer um lugar desse? NÃOOOOOOO.
    Vem LOGO Jesus, não demora, por favor.
    Também gostei desse Luciano. Adios.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir