quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Podemos usar boné e bermuda na igreja?

   Minha primeira dificuldade ao escrever esse post é sobre como classifica-lo. Qual Marcador? Afinal, a exigência é tão difícil de se justificar, como encontrar a classificação do assunto. Entretanto, essa exigência se faz presente em muitos templos nos dias de hoje. Então, vamos lá.
   Elencarei alguns argumentos e tentarei refutá-los com raciocínios simples. Caso eu esteja errado, quero que comentem e me ensinem. Caso contrário, leve esses argumentos adiante.

1º Argumento: Você não vai no fórum com essa roupa
   Aparentemente um bom argumento. Se eu vou todo arrumado no fórum, porque não posso ir à igreja bem arrumado e “devidamente” trajado? Esse argumento pode ser transvestido de outras formas, como “Você não vê o presidente assim, não é mesmo?”.

2º Argumento: Isso é falta de respeito.
   Esse argumento é derivado do primeiro. Afinal, se no fórum eu me porto de forma respeitosa em questão de vestimento, o que dizer então na igreja. Sem contar que quem está na igreja é bem mais importante que os juízes, promotodes, defensores públicos, advogados, presidentes etc.

   Esses dois argumentos tem um coração que os justificam. Entretanto, se esse coração falhar, esses argumentos morrem. E esse coração é a consideração que a igreja é casa de Deus. Uma falha catastrófica, que leva a comportamentos ruins.
   O problema se torna mais grave quando se trata de jovens e adolescentes. Uma vez li um articulista dizendo, sabiamente, que pro adolescente que está naquela transição de cabelo curto pra grande, passa pelo momento em que o cabelo fica horrível. Nesse momento, o boné passa a ser parte do corpo dele. Onde o boné não é bem vindo, ele não é! Se esse jovem não pode entrar de boné na igreja, ele não vai à igreja. Simples assim. Mesmo porque, aquela menina tão lindinha que ele é apaixonado a alguns anos vai ver aquela juba feia (mas que vai ficar bonita, pelo menos na cabeça do cidadão). Isso não pode acontecer!
A igreja não é casa de Deus, jovens senhores. Vejamos o que Paulo, discutindo com os atenienses (peritos em criar casas para deuses):

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens 
Atos 17:24
Também vejamos essas palavras sagradas:

No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:22
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1Coríntios 3:16
   Estes textos, ao meu ver, já são em si um raciocínio completo demonstrando que o templo onde se presta culto público não é casa de Deus. Deus habita em toda criatura regenerada, manifestadamente, na pessoa do Espírito Santo. Os crentes convertidos, estes sim são casa de Deus.
   Sendo assim, vamos direto aos argumentos

1º Não, realmente eu não vou ao fórum ou a qualquer lugar solene com bermuda e boné. Entretanto, ainda que aqui fosse casa de Deus, seria casa do meu pai. Eu não fico em casa de terno e gravata. O rei veio humildemente à terra. Não veio por cima. Sendo rei, não se vestiu em panos finos e caros. Mas se adornou em obras perfeitas, humildes e majestosas, dignas de sua natureza. Lavou os pés dos apóstolos, se misturou com a multidão. Se estivesse tão destacado em vestes, seria distinguido da multidão e teria tomado pedrada depois de afirmar ser Deus em João 8: Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. João 8:59
Ele saiu do templo, meu caro leitor. Ele se vestia como a multidão e não com a mais fina roupa. E se algum de nós quer seguir exemplo de alguém que agradou a Deus, como homem, do início ao fim, temos o perfeito Cristo.

2º Considerando que é falta de respeito, eu queria saber uma coisa. É falta de respeito dentro da igreja e fora da igreja não? Porque seria falta de respeito? Falta de respeito com quem? Com Deus ou com você? Se for com Deus, voltamos ao ponto de que Deus está fora e dentro do templo. Sendo assim, a proibição deveria ser dentro e fora do templo. Essa questão de falta de respeito é bem complicada. Na verdade eu acho uma falta de respeito exigir que alguém use terno e gravata num calorão. Agora onde é que está a falta de respeito em usar uma bermuda? Atentado violento ao pudor? Bermuda e boné não atentam contra a moral, portanto, não atentam contra respeito. Não é falta de respeito, meu caro. Só é contra seu gosto, no máximo. Deus não desaprova.

   Eu poderia discorrer mais em contra-argumentos, entretanto que fique claro que se a vestimenta não for imoral, é plenamente permitida. Esses senhores da ética eclesiástica deveriam se preocupar mais com a educação moral de seus filhos, que vem beeeeeeeeeem antes do vestir, para então se preocupar com essas coisas menores. O mais infeliz é que muitos dos que se posicionam contra boné e bermuda não o fazem por serem uns pregos desvairados. Mas eles acreditam que estão agradando a Deus. Mas falham em conhecer bem o Senhor para saber se isso que fazem tem valor. E pra Deus, esse zelo desarrazoado é risco n’água. Afinal, o maior mandamento é também amar Deus com todo entendimento. 

10 comentários:

  1. Os pais se preocupam com as vestimentas dos seus filhos e esquecem detalhes importantes como: Será que meu filho aprendeu alguma coisa hoje no culto?? Ele está indo só pra me agradar??? A grande realidade é, que seus filhos dormem nos cultos,ficam mexendo no cel, sentam com amigos e cv o culto inteiro. E os pais não falam nada, a liderança não toma uma atitude . É confuso para o próprio filho meu pai não quer que eu vá de bermuda na igreja ou de boné mais eu posso cv o culto inteiro que ninguém fala nada.A liderança as vezes é muito falha em preocupar com vestimentas se é falta de respeito ou não, e esquecem detalhes importantes como eu disse acima.

    ResponderExcluir
  2. é isso ae, Monique. É uma coisa tão besta de se preocupar. Uma proibição tão descabida, que ainda que essas outras coisas fossem reguladas, ainda sim, não teria sentido a proibição. Valeu pelo comentário. =]

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bem elaborada essa interpretação da Bíblia
    Quanto ao vestuário ,
    Podemos citar vários versículos para questão em si ,
    Mas culturalmente devemos estar bem apresentáveis em Diversas situações,
    Porquê não
    Irmos ao culto como se fôssemos a uma formatura,
    Jantar, entre outras ;
    Devemos sim prestar culto no tabernáculo ao nosso Grande Pai
    Maravilhoso Deus ,
    Somos o corpo de Cristo e formamos a sua igreja onde quer que estejamos !

    ResponderExcluir
  5. TITO1: 8,9 ... Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, tenha domínio próprio 9. e apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela...TITO 1:15,16 15. Para as pessoas puras, tudo é puro; no entanto, para os corrompidos e descrentes, nada é puro; pelo contrário, tanto a razão quanto a consciência deles estão pervertidas. 16. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por meio de suas atitudes o negam; e por isso são abomináveis, insubordinados e desqualificados para qualquer boa obra. TITO 2: 6-8 ...Exorta de igual modo os jovens para que tenham bom senso. 7. Que teu modo de agir seja exemplar em tudo; na teologia, mostra integridade, sobriedade, 8. linguagem sadia e irrepreensível, para que todo inimigo seja envergonhado, não tendo razão para falar mal de nós.

    ResponderExcluir
  6. Na minha igreja, certo jovem visitante e que não conhecíamos, estava de boné. De repente, outra visitante que não conhecíamos, se levantou de uma fileira de cadeiras e foi até o menino que estava em outra fileira. Esta mulher tirou o boné do menino e disse: "Voce está na casa de Deus. Respeite". Eles dois jamais foram vistos nem antes e nem depois na nossa igreja. Para nossa meditação: Poderia fazer um efeito pior ou melhor se este menino não estivesse com o boné? A mulher que estava acompanhada não foi mais. O menino que também estava acompanhado também não foi mais. Se fosse um obreiro com boné e bermudas, poderia fazer um efeito pior?

    ResponderExcluir
  7. Uma pessoa que se diz cristão vai para igreja com chapéu na cabeça com bermuda com camiseta regata é ridículo, essas pessoas não têm o óleo do espírito, tem nome que vive mas está morto o mundanismo tá entrando dentro das igrejas, agora uma pessoa que não é cristão é diferente, agora o camarada diz que é cristão coloca um piercing na língua coloca um alargador na orelha faz uma tatuagem , aí ele fala não vivo eu mas Cristo vive em mim🤔😲 vai enganar o diabo

    ResponderExcluir
  8. A pessoa que tem o espírito santo que tem o óleo do espírito ela não se sente bem entrar dentro da igreja dessa maneira, é só pedir uma oração para um camarada que se importa dessa maneira aí você vai ver se ele tem azeite

    ResponderExcluir
  9. É um assunto muito polêmico esse.Ai entra a questão do escandalizar o meu irmão.A bíblia condena aquele que é escândalo a seu irmão.Agora em algumas igrejas isso é normal, ninguém se sente escandalizado.Vai muito de igreja para igreja,resta cada um observar esse detalhe.

    ResponderExcluir