domingo, 30 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO

- introdução

João 15:14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

   Existe algo de relevante consideração nesse versículo. Jesus estabelece uma condição para a amizade com Cristo: obediência. Agora imaginemos uma situação. Um soldado, submisso ao seu superior, é ordenado a ir para um determinado lugar e cumprir todas as suas ordens. Ele, prontamente, atende ao mandamento do seu superior. Chega no local e... e existe um grande problema. Ele não sabe quais são as ordens do seu superior. Como cumpri-las?

   Não é diferente com o Senhor. Para sermos amigos de Cristo, precisamos conhecer seus mandamentos. Acho que não é preciso falar de que maneira podemos conhecer. Mas caso ainda exista algum crente com essa dúvida, eu aconselho a ler 2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. Lembre-se que as escrituras são a nossa única fonte (regra) de fé e prática para agradar a Deus.

   Portanto fica evidente a importância de se conhecer o Senhor. Não adianta orar muito, adorar bonito, se você não tem a real noção do que suas palavras significam, de quem você glorifica, do porque você glorifica, enfim, sem o conhecimento da palavra de Deus, toda sua boa vontade não vai produzir os frutos perfeitamente agradáveis ao Senhor.

   Então, segue o tema: Por que conhecer a Deus?

- para não morrer na fé

   Sustendo a idéia de que uma vez que a pessoa se converte, ela pra sempre será convertida. Mas isso não te isenta de viver de maneira que sua fé tenha resultados maiores do que aleluias e glória a Deus. Em 2 Pedro1:10 diz: Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Evidente que o eleito do Senhor, por ter o Espírito Santo vivendo em si, sente a necessidade de viver de maneira que agrada ao Senhor. Mas isso não o isenta de ter que estudar a palavra. A palavra mesmo nunca nos aconselhou a viver de outra maneira que não seja estudar a palavra, viver apaixonado pelo conhecimento da palavra. Os primeiros capítulos de provérbios “dedicam” muitos versículos à importância do conhecimento. Mas nada tão forte quanto Oséias 4:6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Alguém consegue ler “o meu povo tem sido destruído porque falta um louvor emocionante? Ou porque lhe faltou um templo bem confortável? Ou porque eles moram longe da igreja? Ou por qualquer outra coisa que sua mente, que vive inventando desculpas, conseguiu enxergar? Não se engane. Você tem sido destruído, massacrado porque lhe falta conhecimento. E muitos que estavam prestes a se converter, intensos na vontade de ter um encontro pessoal com o Senhor, acabaram afundando e preciso falar por quê? FALTOU LHE CONHECIMENTO.

   No século 17, Francis Bacon diz "Conhecimento é Poder". Ele foi totalmente feliz em sua colocação, ainda que o contexto tenha sido diverso, pois ele se aplica diretamente aqui. Portanto, não despreze a doutrina, pois ela te manterá de pé, e fará com que as pessoas que você ama e as quer vivas eternamente permaneçam firmes em Jesus (Romanos 6: 17-18 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.Veja que obedecendo a doutrina, e portanto conhecendo-a, você será livre da escravidão do pecado).

- Pois é a maneira (direta ou indireta) de agradar a Deus

2 Pedro 1:1-3 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude.

   Perceba a sublime verdade apresentada pela palavra da verdade aqui. Sabemos que até nossos atos mais caridosos são como trapos sujos diante do Senhor. Que nada que façamos ter, em si, valo para o Senhor. Mas por causa de Cristo, nossas ações de bondade são aceitas pelo Senhor como algo agradável. Na série “Todo mundo odeia o Cris”, em um episódio singular, na tentativa de agradar a sua mãe, Cris resolve comprar o puro voodoo (perfume), mas no fim, ele não tinha dinheiro, ele depois de tentar até roubar, resolve comprar um “paralelo” com o Perigo (acho que é esse o nome do personagem). Porém o perfume tem efeitos colaterais desastrosos na mãe do Cris. No fim das contas ela lhe da uma lição de moral interessante, que é o que nos importa aqui. Ela mostra os presentes antigos que Cris lhe dera. Era chinelos de macarrão, colar de macarrão, brincos de macarrão, enfim, muita coisa de macarrão. Tais coisas não têm valor algum. Ela nem se quer poderia usar, pois eram, além de ridículos, inutilizáveis por razões óbvias. Mas ela guardou todos, e disse que tais presentes ela considerou muito, pois foram feitos com o mais sincero empenho e amor. Assim também é para com Deus. Nossas ações são aceitas pelo soberano por causa dele mesmo. É uma forma indireta de agradar a Deus pois é fruto do conhecimento.Pois ele nos ama. Simples assim. Se não fosse assim, Deus se limitaria ao homem para fazer acontecer coisas boas, mas Deus é soberano e Ele faz acontecer o que ele quiser, quando quiser, com quem ele quiser, pois ele é Deus Todo-Poderoso! Não se iluda. Mas Deus nos dá o privilégio de “fazer” algo por Ele, como ação de graças. Nossas boas atitudes agradam o Senhor. Poderia parar aqui, pois agradar o Senhor é o desejo mais ardente do coração da pessoa convertida. Não necessitaria mais explicações. Mas por fins didáticos, continuo.

Então surge uma possível objeção: “Mas esse texto é para os não convertidos”. Será? Olha o que 2 Pedro, no versículo 12: Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. Lembrando que o contexto é o mesmo do versículo analisado neste tópico. Percebe que o texto se refere a pessoas que também conhecem já estas coisas. Tanto eu como você sabemos que temos que ser bons. Pois isso agrada a Deus e edifica nossa alma. Mas o texto nos impele a exortar-nos, SEMPRE, acerta de sermos bons.

Mas com todo esse raciocino, se voltarmos à parte destacada  nos versículos em que o tópico se embasa ("...o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento...") , veremos que ter uma vida piedosa, ser bonzinho, fazer coisas boas, só é possível mediante conhecimento do Senhor Jesus. E, por favor, imploro para que não pense que conhecer o Senhor Jesus é apenas saber que “ele morreu para me salvar”. Do contrário, não teria sentido esse texto ser endereçado também aos crentes. Nem mesmo Deus dizer em Oséias 4:6 que o seu povo tem sido destruído por falta de conhecimento, pois o seu povo sabia da existência do Deus Todo-Poderoso.

   Estudar a Palavra do Senhor é adoração. É agradar o Senhor diretamente e tem tanto valor e peso (se não mais) do que cantar com intensidade do coração. É dizer que o ama e por amá-lo quer conhecê-lo (afinal, todo mundo quer conhecer mais sobre quem se ama, pois não se ama o que não se conhece). Agradar indiretamente pelo conhecimento é praticar boas obras segundo o conhecimento que se Senhor.

- conclusão

   O bem mais precioso do Cristão é conhecer o Senhor. Através do conhecimento o crente é santificado, instruído, e cresce no Senhor. Fica forte para superar seus erros, fica mais parecido com Cristo, e forte para não cair em erros tenebrosos que ferem o coração do eleito ou o afastam por um tempo da comunhão pela com o Senhor. Terrível situação. Para quem conheceu o Senhor um dia, é a pior dor que se pode sentir nessa terra. É o pior castigo. É a mais intensa solidão e insatisfação.
   Não se engane. É conhecendo o Senhor que você será mais intenso em seus cânticos de louvor, em suas ações de gratidão, em sua vida como filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário