segunda-feira, 19 de abril de 2010

A dor da queda

escrito em domingo 18 outubro 2009 04:23



Não quero, com o que vou escrever aqui, tornar algum fato mais notório, vergonhoso, ou até mesmo doloroso. Só vou aproveitar de uma situação para falar do que se passa na minha cabeça nessa madrugada de domingo.

Era sábado e a igreja realizava um jantar na construção do novo templo. Quando no meio de uma pequena devocinal, algo chama a atenção de todos do local... Uma mulher caí. Foi um tombo de fazer muito barulho e chamou a atenção de todos. Não por menos, ela podia ter se machucado. Não entendi muito bem o que aconteceu, mas parece que ela enfiou o fé em um buraco. Ela se levantou mostrando estar bem e foi para o seu lugar e tudo prosseguiu normalmente.

Eu fico imaginando o que ela sentiu naquele momento. Se o que era mais doloroso era a dor do tombo, ou a vergonha. Eu queria mesmo saber alguma maneira de amenizar aquela dor dela ( eu falo aqui da dor da vergonha). Mas não havia nada de mais que eu podia fazer. Felizmente, tudo correu bem em seguida. Pra falar a verdade nem se quer ouvi mais comentários do assunto.

Todos nós levamos tombos. Se não, iremos levar. E aqui apelo para a metáfora. Tombos no amor, na amizade, nos negócios, nos jogos, no futebol (e aqui tanto faz a metárora), enfim. caíremos ou já caímos de alguma forma. Os tombos são inevitáveis na vida do ser humano. Alguns deles nos fazem feridas profundas, outros só arranhões. Uns nos dão tanta vergonha... outros são "tombos solitários".

Levamos tombos quando pensamos amar alguém que não deveriamos amar. Quando confiamos em alguém e somos traídos. Quando a sua confiança é abalada por uma circunstância qualquer da sua vida ( e como somos suscetíveis a isso). É estrondoso a desgraça que um tombo pode causar num casamento. É humilhante o tombo na frente do colégio todo. É dispensável comentar sobre o tombo de descobrir que não se tem com quem falar na hora da dor...

Quem nunca caiu? Quem nunca se machucou? O pecado é o maior tombo do homem. Ele é vergonhoso, é humilhante, doloroso. Graças a Deus por Jesus que sofreu todas as consequencias de nossa queda.

Inevitáveis são os tombos em nossas vidas, mas pra quem entendeu o mistério da cruz, e vive uma vida reta diante do Senhor, sempre que cair, mesmo que machuque muito e seja muito vergonhoso, terá alguém pra dividir essa dor. Terá alguém para o levantar, e para avisar do próximo buraco no caminho. Mas será que realmente daremos ouvido à voz da verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário