quinta-feira, 22 de abril de 2010

Outra Lenda Culinária

 Pra variar eu saí ontem de casa e não desliguei totalmente o fogo do arroz... e quando entrei no prédio e fui na direção das escadas percebi uma fumaça vindo do meu AP... minhas suspeitas se confirmaram. Queimei uma panela e o arroz dentro dela. Caraaa! Que grilo, era meu jantar e o almoço de amanhã. Mas "teve bão". Essas minhas lendas culinárias me fazem sempre lembrar algo. Sem forçar a barra.
 A questão é que em 1 Tessalonicenses 5:18 diz que em tudo devemos dar graças, mas como dar graças por um arroz queimado? Como dar graças por acertar o dedão na porta? Como ser grato por ter sido roubado? Será que Deus quer que "um monte de retardado" que está sempre mentindo pra si mesmo dizendo "aaoopa! que beleza!" pra tudo, e ,com um sorriso estampado, disfarçar a dor da perda, do dano, da desilusão?
  A resposta é um vibrante NÃO!!! Olha o que diz o texto de Colossenses:

Colossenses



1:9  Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
 
Sabedoria e inteligência espiritual.... que isso?????????
  Muito interessante essa parte do versículo. O "vibrante NÃO" começa a ficar mais claro. Compreendeu? Não?(!). O Cristianismo não é uma fé tosca, burra, que impõe sem sentido. Crer em Deus é inteligente (bem distante da mentalidade pós-moderna universitária de que é ignorância crer em Deus) se feito de forma inteligente. Crer em Deus não é aceitar tudo sem entender. É compreender e ver que a palavra e Jesus são perfeitos em todo tempo. Então o que quer dizer o texto de tessalonissenses?
  O texto de Tessalonissenses nos impele a ter uma gratidão inteligente. É simples e os exemplos vão mostrar isso. Perdi meu carro..... huuuuuuuuuum! Que m...!!!
...
Brother, ah, vamos supor que você tem 25 anos, e perdeu seu carro que lutou pra comprar. Você tá grilado né?(eu sei que foi retórico) Compreendo. Você tem um emprego, não tem? Você poderá comprar esse carro posteriormente, não é? E se eu te contar que tem gente que passar a vida inteira sem poder comprar um carro. E a porcentagem do "tem gente" é cabulosa. É infame a quantidade de pessoas que podem comprar um carro, se comparada às que não podem. Dê graças a Deus pois você um dia teve um carro e vai poder comprar outro. Ainda não colou né. Você é um que faz parte dessa cabulosa porcentagem dos sem carro? Eu também. ehaehaehaehhe
 
Outro exemplo. (menos trágico, mas mais comum). Acordei e fui ao banheiro. Volto pra cama meio sonolento pra pegar o chinelo quando... acerto meu dedinho do pé na quina da cama...
...
...
Mer...
...
Pois é. Qual é a reação equilibrada do Cristão com fé inteligênte? Eu digo. Meu caro, imagine agora alguém que nunca, nunca andou. Melhor (pior no caso), imagine alguém que nasce sem as pernas ou tem que amputá-las por algum motivo qualquer... Imaginou? Precisa comentar algo???
?
Cara, com certeza essa pessoa daria tudo pra acertar 3 vezes seguidas o pé (que ela não tem) na quina da cama, da sogra, digo da porta, da bola, andar, pular, correr, se locomover com facilidade, dirigir como todo mundo dirige... Cara, são ilimitadas as coisas de um pé no pensamento de quem não tem.
 
Enfim, acho que esses dois exemplos são suficientes pra entender uma coisa: Você tem, em todo momento e em toda situação, motivos demais pra ser grato a Deus. Basta ser inteligente. No fim, se você é salvo, motivos eternos de gratidão para com Deus. Isso aqui não é uma filosofia estóica* (sabe que que é isso não né? Procura no google mesmo... tah, vou facilitar sua vida: Estoicismo... vai do Wikipédia mesmo, pq tá legal) . Você tem que lamentar e é normal você ficar chateado pela perda de algo, pelo dano causado, por não poder assistir o jogo de futebol com os amigos pois teve que cuidar da sua irmã menor etc... Mas apesar da perda, ela não pode ser motivo pra te tirar toda a gratidão do coração e não enxergar que o Deus soberano controla, a cada menor unidade de tempo, toda a situação. E por mais que não entenda agora (ou até mesmo nunca entenda) saiba que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus. A questão é: você O ama? Mesmo? Acima de todas as coisas(Marcos12:30)? Conhece Jesus e o obedece (João 15:14)? Então você tem motivos para agradecer, mesmo quando seu temperado arroz for carbonizado.
 
 
Soli Deo Gloria
 
*O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.
 
Pra conferir os textos bíblia online (salva em favoritos, cabeção!)

3 comentários:

  1. Amei esse post !
    Que tenhamos um coração grato,
    para ver o lado bom das situações difíceis !
    sabendo que nenhum sofrimento, perda,
    provação ... são maiores que nossas forças
    para enfrentá-los, e que eles sempre
    vão vir ... mais não atoa e sim pra nos
    acrescentar algo e nos fazer crescer !

    ResponderExcluir
  2. gotcha! ehahe sempre tem porque agradecer

    ResponderExcluir
  3. Interessante, bastante interessante. Tudo isso me faz lembrar em dois textos: Fp 4: 4 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo alegrai-vos”, e 2; 14 “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”.
    Ow, como é difícil isso na prática, tem uma frase que sempre que penso, levo um soco na cara, é “discurso sem prática é vazio”.
    É realmente complicado, você olhar para o nosso dia dia, vamos vero quanto que nós não somos “inteligentes” (como você disse). Porque é só parar e reparar por um tempo e não demora muito para nós reclamos de algo.
    Eu acho que, muita murmuração demonstra um coração ingrato. Alias a gente tem mesmo, super coração ingrato. Que bosta! Não era pra ter, mas temos. Precisamos vigiar e avaliar as palavras que saem de nossa boca, não usá-las para proferir murmurações. E sim usá-las para louvar a Deus e dar graças a Ele.
    Mas e se não tiver inteligência? Ah uai, isso é fácil, eu sei um lugar que dá de graça : “Se porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça- a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concebida. Peça-a, porém ,com fé em nada duvidando; pois o que dúvida é semelhante á onda do mar, impelida e agitada pelo vento”. (Tg 1; 5 e 6)
    Que Deus tenha misericórdia da nossa vida. E nos ajude a ter um coração sempre grato e em nada murmurando.

    Curti Luciano, continue estudando mais... rsrsrs...

    Em Cristo.

    Priscila Dias.

    ResponderExcluir