segunda-feira, 19 de abril de 2010

Podridão




Pra quem ainda não sabe, eu moro num apartamento em uberlândia sozinho. E frequentemente meu pai ou minha mãe (que são separados) vem me visitar. Numa dessas visitas um incidente curioso aconteceu.

Sempre que eu lavo uma panela eu deixo ela ja em cima do fogão, pronta pra ser usada e talz.... e assim eu fiz com uma panela de feijão (daquelas de pressão... todo mundo sabe como é, então não vou ficar descrevendo não). E aconteceu que meu pai resolveu fazer uma panela cheia de feijão. Muito feijão! Só que meu pai fez sem eu ver e deixou aquela panela ali, da mesma forma que eu deixei quando limpei. Aproximadamente uma semana depois (salvo engano) eu resolvi fazer pipoca ali naquela panela (que na minha mente estava limpa e pronta pra usar). No entanto o que aconteceu é que eu abri uma panela e dentro dela saiu um fedor insuportavel! Eu fechei apressadamente, e me recuperei de tamanha "carniça"! Depois disso não tive coragem nem de chegar perto dessa panela mais e pensei comigo mesmo : "amanha eu lavo".

E assim se passaram os dias e a cada dia eu dizia "amanha eu lavo", mas acontece que eu não lavava. E minha mente sempre tinha uma desculpa. Passaram se 19 dias depois do dia que eu percebi que o feijão ja estava perdido. Minha mãe veio visitar e só não ficou mais furiosa mediante minha explicação. Mas eu tive que suportar o ônus de limpar aquele nojo. Pensei que quando abrisse aquela panela ia sair um monstro nojento dali. ehahehaeha. Monstro não saiu não, mas os restos mortais dele estavam ali, com certeza!

Essa situação sinistra da minha vida me fez pensar em uma coisa interessante. Já aconteceu com você de uma vez você ter feito alguma coisa muito errada da qual as consequências não lhe proporcionam "aquela" vontade de lhe dar com a situação? Você falou uma mentira cabulosa que pra você admitir que a falou vai ser uma confusão enorme pra você, pois já tomou uma proporção tão grande que saiu fora do controle. Ou você deixou de fazer aquele favor pra um amigo que agora se encontra extremamente enrolado por causa de "alguma" coisa que ele não sabe.

Todo mundo já passou por isso ou irá passar. E a situação análoga me fez notar que quanto mais eu esperar mais o feijão ia feder. A panela não ia se limpar sozinha e o feijão perdido não ia correr sozinho pro lixo. Eu precisava tomar alguma atitude pra mudar aquilo ali, mesmo que as consequências fossem desastrosas de ter que suportar aquele cheiro. Mas quanto mais eu esperasse, pior ficaria. Não se engane, as coisas não vão se resolver por você fugir delas. Nada muda enquanto você não muda (essa afirmação é passível de excessões). A podridão uma hora ou outra não se pode esconder.

Certa feita, as Escrituras mostram que um homem chamado Jeremias desceu à casa de um oleiro e o viu fazendo vasos. Ele fazia um vaso, quebrava e o refazia da forma que ele achava que o vaso ficava melhor. As situações de podridão de nossas vidas as vezes nos envergonham tanto. Pra não falar quando elas são constantes em nossas vidas.

As Escrituras então comparam o vaso de barro com você e eu, e o oleiro com o próprio Deus. Em certo ponto, nos tornamos vasos de tanta desonra que é preciso que sejamos quebrados totalmente e refeitos. Se Deus é Justo, bom e Justo, é de certa forma inteligente se jogar ao Seu bel prazer de nos refazer da maneira que lhe compraz. É, por diversas vezes, a única solução pra acabar com a nossa própria podridão. Ainda sim a vergonha de assumir o nosso erro vai perdurar. Mas não estará desamparado pois Ele é o único que te compreende completamente. O único que te conhece e ainda te ama completamente.

Um comentário: