segunda-feira, 19 de abril de 2010

Legitimidade

Alguns dias atrás fui a um supermercado perto da minha casa comprar algo. Vesti-me casualmente (não por opção, por preguissa de querer me vestir bem pra ir só ali perto comprar algo --'). Ali por perto, a conhecimento de muitos ( e à vista grossa dos mesmos) muitos marginalizados da sociedade vivem seu mundinho, afundados em drogas e... em seu próprio estilo de vestir. A mais uma digressão, eu me lemrbro de que antes de sair dae casa eu estava com tanta fome e com tanta preguissa (impaciência) de fazer o jantar que peguei a primeira roupa que vi, no meio daquela anarquia de roupas espalhadas pela casa, e sem preceber eu estava a carater dos "manos" da redondeza.

Depois de comprar entreguei uma nota de cinquenta reais. Pra minha surpresa (afinal eu nem tinha notado meu naipe) a moça do caixa me fitou e em seguida, com uma cara de "te conheço, malandro!", começou aqueles procedimentos manjados de reconhecimento da autenticidade da nota. O meu alívio foi a nota ser verdadeira.

Encontramos hoje um cardápio farto da idéia da verdade a respeito de Deus. Mas é impossível todas serem verdadeiras, pois todas apresentam (apesar das semelhanças) uma concepção diferente. Assevero ser o Deus da bíblia a verdadeira e única idéia de Deus. Então o que faz do Deus do Cristianismo o legítimo?

Essa é uma pergunta que deixa muitos cristão de cabelo em pé, mas que pra mim é um alívio e uma segurança indizível. Os argumentos são inúmeros e já foram apresentados por tantos e tantos cientistas (destaque aqui para Francis Saller Collins, diretor do projeto genoma humano) e teólogos. Os debates são também incontáveis, com vitórias SEMPRE para o Cristianismo. Mas humildemente quero apresentar dois pontos relevantes.

O primeiro é a veracidade da bíblia. Considerando que Deus se manifestou, basicamente aos homens de três maneiras destacantes (a bíblia, a criação e Jesus Cristo), o estudo da veracidade da bíblia é nada mais, nada menos que uma arma primordial a favor do Cristianismo. A bíblia é o livro "religioso" mais antigo que perdurou por toda a história sem alteração ( e afirmar que ela foi alterada é discurso de 200 anos atrás, e que foi exaustivamente combatido e destruído). Os textos originais, as coincidências de se encontrar textos de até mesmo culturas diferentes e aversas com a mesma seleção de livros e com o mesmo conteúdo são pontos a favor do cânon bíblico. Enfim, a questão é que em nenhum outro livro religioso se encontra tamanha perfeição de conserva quanto a bíblia sagrada. A alteração de textos até mesmo filosóficos é estrondosa. Mas as mentes críticas deveriam críticar sua capacidade intelectual antes de querer críticar o que não conhece. A BÍBLIA É INFALÍVEL, PERFEITA, INERRANTE, TOTALMENTE COERENTE. É DE FATO A PALAVRA DE DEUS.

Outro ponto é consequencia do primeiro ponto. Sendo a bíblia verdadeira, todas as profecias a respeito do tal "messias" deveriam se cumprir para serem verdadeiras. A possibilidade disso acontecer era próxima de zero. Era praticamente impossível. Quando eu digo isso eu realmente digo IMPOSSÍVEL. A probabilidade era idiota de se querer ao menos cogitar. A fé que teriam que ter para o tal messias cumprir tudo aquilo era absurda. Mas Jesus veio e cumpriu todas as profecias dando mais e mais veracidade á palavra de Deus. O Jesus histórico pode ser conhecido por todos.Esse Jesus então, para ser legítimo deveria estar totalmente de acordo com as escrituras, já que ele é "o verbo que se fez carne". Isso implica em dizer que em qualquer alteração não configura o Jesus verdadeiro. Assim difere-se até mesmo entre alguns que se chamam Cristão mas que distorcem a palavra. O Jesus verdadeiro é o da Palavra.

Esses dois pontos me fazem pensar naquele dia. A nota que eu tinha era legítima, assim como é legítima minha fé e o sacrifício que Cristo fez na cruz para me justificar eternamente perante o juízo do Deus justo, que vai punir todo o pecado para todo o sempre, mas salvar um pecador como eu! O preço foi pago com o maior preço que se podia estipular: o sangue de Jesus Cristo, o próprio Deus, e o pagamento foi totalmente legítimo.

Nos dias de hoje o tempo todo somos feitos brinquedos das notícias. Elas nos fazem temer a tempestade, ou nos preparar para o sol das férias de verão. As notícias são muitas vezes falhas e imprecisas. Mas o Cristianismo é sempre preciso e certo. Conheça-o e viva uma vida certa e justa diante de Deus!

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário