segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tatuagens e a bíblia

Tatuagens: o que a Bíblia diz?
Ra McLaughlin

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Pergunta

O que a Bíblia diz sobre tatuagens?

Resposta:

Levítico 19:28 condena tatuagens no Israel antigo. Essa proibição fazia parte do “código de
santidade”, uma seção extensa de Levítico dedicada a leis que foram dadas a Israel para
distinguir o povo das nações ao redor deles. Os gentios usavam tatuagens, portanto, Israel
não deveria usá-las para fornecer uma demonstração visível do fato que Israel era “santo”
(isto é, separado como especial para Deus). A partir do contexto de Levítico 19:28, parece
que as tatuagens especificamente proibidas eram aquelas recebidas como parte de uma
cerimônia pagã, embora alguns pensem que é uma proibição ampla contra todas as
tatuagens.
Contudo, quando Cristo veio, ele derrubou a parede divisória entre judeus e gentios (Ef.
2:12ss.). Especificamente, isso significa que as leis que foram dadas para separar Israel do
restante das nações, são agora contraproducentes se aplicadas na mesma forma que o Israel
antigo as observava. Devemos adaptar nossa aplicação da Lei para seguir o seu propósito
original à luz das mudanças que Cristo trouxe.
Considere o exemplo da circuncisão. Essa estipulação distinguia Israel dos cananistas na
Terra Prometida. Mas o Novo Testamento nos ensina claramente que ser santo para Deus
não mais requer ser circuncidado (e.g. Rm. 2; Gl. 2; 5). A circuncisão era um símbolo
exterior de dedicação a Deus. Mas esse símbolo exterior, dividindo povos ao longo de
linhas raciais, não é mais útil. O povo de Deus procede de toda nação, e os símbolos de
santidade que devemos carregar agora são um coração puro (e.g. Rm. 2:28-29, que também
era requerido no Antigo Testamento) e o batismo (que não tem quaisquer conotações
raciais, e substituiu a circuncisão como o sinal do pacto; Cl. 2:11-12).
Ora, isso não é dizer que tudo o que aparece no “código de santidade” pertence somente a
tal separação – há outros fatores em ação também, tais como os morais (a moralidade de
Israel era para ajudá-la a se distinguir das outras nações). Se alguém está convencido que as
tatuagens eram uma questão moral, então tal pessoa deve se abster delas. Eu, contudo, não
posso pensar em nenhuma razão para a tatuagem ser uma questão moral – certamente a
Bíblia não declara que existem falhas morais envolvidas no uso de uma tatuagem, não
importa qual seja o contexto. O caso seria muito similar aos mandamentos que não
devemos cortar o cabelo em redondo ou danificar as extremidades da barba (Lv. 19:27).
Essas são práticas inocentes em si mesmas. Elas eram erradas no antigo Israel por causa de
sua associação com práticas pagãs (tais como adivinhação, rituais de morte, prostituição
cúltica, etc.; cf. Lv. 19:26-31). Se essas ações não possuem associações perversas em nosso
tempo, não existe nenhuma razão para proibi-las.

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