segunda-feira, 19 de abril de 2010

A religiosa infelicidade

Eu fico completamente indignado quando ouço algumas coisas de pessoas que se dizem pregadoras da verdade. Dessa vez eu não ouvi diretamente, mas me foi relatado por um amigo/irmão do corpo de Cristo. Estava eu na faculdade a conversar com ele quando me relata algumas afirmações revoltantes de interpretações bíblicas medonhas e sem o menor cuidado com a sã doutrina ou compromisso com a verdade. Não digo que a intenção da "palestrante", ops, pregadora fora ruim. Mas não se pode considerar boas intenções quando se está em púlpito. Sem mais delongas direi o que a digníssima Sarah Shiva (nem sei se é assim mesmo que se escreve) "pregou".

Segundo ela, nós não fomos criados para sermos felizes ou curtir a vida, pois fomos chamados para deixar de viver nossa vida e viver a de Cristo. --'... preciso salientar o quanto isso foi ridículo? Ela ainda quer usar mais textos e mais argumentos para enfim afirmar que o cristão ao procurar satisfazer suas ambições pessoais está sendo negligente com a obra de Deus. Eu queria derrubar miha preguissa e destruir teológicamente tal argumento, mas o fato é que eu não quero perder tempo em sistematicamente refutar tais afirmações, então vou me conter a apenas algumas análises. No mais eu escrevo outro artigo sobre o tema.

A menos que esta mulher considere relações de comunhão entre irmãos como não prazerosas e divertidas (em muitos dos casos), Deus então comete alguns "erros" ao enfatizar tanto a nossa carência social (essa semana ainda eu publico o artigo sobre "a carência social do homem"). Procurar satisfazer-se com refeições saborosas provavelmente é uma negligência sem tamanho segundo tal "profeta". MSN e orkut devem ser motivo para te tornar réu do juízo final. --'

Quando Jesus Cristo diz que devemos buscar o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar, implicitamente ele diz que existem "outras" posições. O que Sarah Shiva não entende é que Deus aprecia a felicidade dos seus filhos, mas que ele requer prioridade na sua obra. Isso não significa desprezar o resto da vida, mas sim que se em juízo com o Senhor, com compromisso no ministério que o Senhor o delegou, você não só pode, como deve procurar ser feliz satisfazendo seus desejos pessoais (óbvio, que não sejam pecaminosos). As aspirações do ser humano foram criadas por Deus e os sonhos do homem não podem ser condenados, pois muitas das vezes denotam esperança. Nem todas as pessoas foram separadas para servir integralmente no ministério a que foram chamados. Os trabalhos seculares sempre foram importante na vida do povo de Deus e da humanidade no geral. Alguns deles podem ser percebidos no êxodo de Israel. Trabalhos que eram vitais para a sobrevivência dos homens ali. Apesar do maná e das codornizas serem mandadas por Deus, os homens tinham que "colher" para se sustentar. Tinham que caminhar, trabalhar, plantar, enfim viver a sua chamada "vida secular" (apesar de não gostar do termo, é o que mais resume a conversa aqui).

Falando do êxodo, ali se percebe bem a preocupação do Senhor para a necessidade do homem, e também a providência divina manifesta em coisas naturais e não sobrenaturais. Não vou citar referências aqui pois já presumo que o leitor conheça um pouco da história de Israel e das Escrituras Sagradas.

O que falta é vergonha na cara desses profetas da "novidade" que querem sempre trazer algo que vai impactar os ouvintes, quando na verdade o que pode impacta-los e fazer com que mudem de vida, busquem primeiro o reinso de Deus e sua justiça, é o labor do Espírito Santo de Deus mediante uma boa exposição bíblica da palavra que é eterna, boa e perfeita para exortar, ensinar e nos ajudar a permanecer no caminho da verdade. Particularmente eu não pretendo viver minha vida como alguém que espera pacientemente a infelicidade migrar em minha vida, sufocando os desejos do meu coração que estão plenamente de acordo com a boa vontade do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário